fev. 11 2009

Calázio

Publicado por ??s 11:51 em Saúde

Terçol e Calázio
Quase todas as lesões da pálpebra são popularmente consideradas terçóis, embora existam duas patologias diferentes responsáveis por seu aparecimento: uma com infecção, o terçol, e a outra sem infecção, o calázio.
O calázio ou chalázeo consiste na inflamação da glândula de Meibômio, que não é produzida por bactérias. Mesmo depois de controlada a inflamação, ele pode circunscrever e ficar na pálpebra sob a forma de um granuloma que, sem sinais inflamatórios, aumenta ou diminui de tamanho, quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. O aparecimento freqüente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração do olho.
Como se estabelece a diferença clínica entre calázio e terçol?
O terçol se instala mais na borda da pálpebra perto dos cílios por causa da localização das glândulas e os sinais da inflamação são mais acentuados. Embora haja mais rubor, mais dor e mais calor, ele geralmente drena ou desaparece espontaneamente. Por sua vez, o calázio atinge uma glândula mais profunda e, mesmo depois de ter sido controlada a inflamação, fica um granuloma que pode aumentar ou diminuir sem sinais inflamatórios, pois de vez em quando a glândula volta a produzir secreção que não consegue eliminar porque há um bloqueio na saída.
Porque estou dizendo isso?
Não lembro se mencionei aqui que estava com uma bola no olho. Depois de consultar uma dermatologista + oftalmologista, descobri que estou com o tal “calázio”…. E pior, o meu já evoluiu de uma forma (tem 3 meses) que compressa quente não vai funcionar. Somente procedimento cirúrgico vai resolver. Vou tomar uma anestesia local e vão cortar a minha pálpebra por dentro e remover o tal calázio. Tem internação em hospital, mas pelo menos não preciso dormir.
Decidi marcar para quinta-feira que vem, sim véspera de carnaval, mas pelo menos só perco a sexta-feira de trabalho e tenho 4 dias para me recuperar!
Oh saco viu, não aguento mais ficar doente! Primeiro a vesícula, depois os hormônios, depois a gripe, depois a infecção urinária (ainda estou tratando e não sarei!!!) e agora isso. Já chega né?
Mas quem colocou olho gordo em mim acertou direitinho, porque até uma bola gorda (e não estou falando de mim mesma!) apareceu no meu olho. Já chega, eu rejeito em nome de Jesus todas essas coisas ruins na minha vida. E o que você desejar para mim, voltará em dobro para você.
Oh saco!
Tô bem chateada com isso…
As fotos abaixo do meu calázio, que aparece mais quando estou de olho aberto (não tem um que não me pergunta se estou com terçol)…..
Update: para saber como foi a cirurgia de retirada do meu calázio, clique aqui!
Update 2: LEIAM OS COMENTÁRIOS POIS TEM MUITA INFORMAÇÃO ÚTIL!

56 coment??rios

56 comentários to “Calázio”

  1. larissaem 25 abr. 2015 at 12:02

    Oi, minha filha ta com isso a duas semanas e só hoje que veio estourar graças a Deus fazendo direto compressa com agua morna dando remédio pra dor e ocolorio que o medico passou. Na rerealidade ele passou pomada mas nao tinha comprei o colirio que vi logo o resultado depois de dois dias que eu a levei no médico

  2. ludmillaem 09 jul. 2015 at 09:37

    Tenho tres calazio ir ja tem quais dois ano ir eu faço compressa ja fico nao adianta mim ajuda

  3. Elianeem 10 out. 2015 at 13:50

    Estou amamentando. Há um ano, surgiu o primeiro calázio, sem inflamação. Enorme, posicionado na pálpebra superior do olho direito, provocando ptose (queda parcial da pálpebra). A nutricionista me disse que o calázio tem a ver com falta de vitamina. Ela recomendou que eu ingerisse mais vitamina A, principalmente. A oftalmologista disse que o calázio pode regredir, mas que seria melhor eu fazer a cirurgia. Como estou amamentando, optei por não fazer a cirurgia, por causa dos remédios (antibiótico ou cortisona).

    Comecei um tratamento nutricional: suco de cenoura com limão (dois limões no dia), sem adoçante ou açúcar; levedo de cerveja; moringa oleifera (que tem muitos nutrientes), gemada (ovos orgânicos com suco de uva orgânico). Também usei água de alho e reforcei todos os aspectos de minha alimentação. Em dois meses, o calázio regrediu totalmente.

    Como o calázio sumiu, eu não prossegui com os sucos, etc. Continuo amamentando. Há menos de um mês, tive um terçol, no olho esquerdo, pálpebra inferior, que evoluiu para um calázio com inflamação. Voltei a fazer meu tratamento.

    Sei que é muito difícil resistir à cirurgia, por várias questões. Mas digo que sim um calázio regride naturalmente, quando o corpo está nutrido. Precisamos atacar as causas, pois do contrário, mesmo com a cirurgia, o calázio pode voltar. Além disso, a cirurgia pode ter complicações e envolve o uso de remédios que agridem o organismo.

    Nesse sentido, o calázio apesar de trazer transtornos estéticos consideráveis, pode ser também um alerta importante sobre a necessidade de cuidarmos de nossa saúde, de nutrir o corpo e fortalecer o sistema imunológico.

    O calázio pode ser apenas uma manifestação benigna e isolada, de um corpo com seu sistema imune fragilizado. Mas também é preciso considerar que o calázio surge em pacientes em tratamento contra o câncer. Também podem ser uma manifestação de um organismo que apresenta câncer. Por exemplo, pesquisadores dizem que o calázio pode surgir em pacientes com câncer gástrico, ainda não diagnosticado.

    Portanto, o calázio geralmente é uma ocorrência relativamente simples. Mas de qualquer forma, ele é também a manifestação de um corpo desnutrido. Precisamos cuidar da saúde, da alimentação, do estilo de vida. Um calázio não se resolve apenas com cirurgia ou compressas quentes. Nosso foco deve estar na saúde integral do corpo para evitar essa e outras doenças.

    Esse processo tem sido um aprendizado para mim. Preciso melhorar a maneira como cuido de mim mesma.

  4. Alineem 31 out. 2015 at 16:51

    Olá, Cynthia:

    Parabéns pelo blog e pela linda família! Agradeço muito sua atitude de compartilhar informação. Motivada por você, eu conto minha experiência sofrida com calázios. Mas que no final foi bem-sucedida. Este é o meu blog: http://calazios.blogspot.com.br/

  5. Patrickem 12 dez. 2015 at 19:27

    Respondam somente quem ja passou ou ainda esta passando.
    Alem do inchaço vermelhidao e a bolinha do calazio,alguem ficou com a visao meio turva ou embaçada ?
    Obrigado :-)

  6. Didaem 29 dez. 2015 at 00:50

    Gostei desse assunto. O fisioterapeuta mostrou um colchão terapêutico mas falou que não pode ser muito firme. Quem daqui já comprou esse da Colchão Inteligente que apareceu na globo? http://ocolchaointeligente.com.br

Trackback URI | Comments RSS

Comente