jul 12 2010

Giverny (Jardin du Monet) e Rouen

Publicado por ??s 16:03 em Viagem

Depois da novela Viver a Vida e a lua de mel de Luciana e Miguel num jardim lindíssimo, todo mundo queria saber onde era, inclusive eu! Que raios de lugar é esse em Paris que eu nunca vi? Aí a dona Soraya Veiga muito culta me esclareceu. E eu achei ótimo que era uma cidadezinha perto de Paris, porque dessa vez queríamos conhecer lugares diferentes. Pesquisei muito sobre a cidade na internet, e o Conexão Paris ajudou muito, e programei minha viagem. E agora vou explicar direitinho nos detalhes para você não ficar com medo ou dúvidas como eu. É simples. E tem fotos!

Primeiro você vai até a estação Saint Lazare (olha no mapa do metrô de Paris). Chegando lá, procure a bilheteria que fica num estande fora da estação (na entrada). Lá eles falam inglês, tem até uma bandeirinha inglesa em cima do guichê. Compre um ticket Paris – Rouen (ida e volta tá?). Custou 40 euros (quase morri, no site Conexão Paris falava em 20!!!). Não esqueça de perguntar se o trem pára em Vermont (cidade em que você tem que descer para chegar em Giverny), pois tem uns que são direto e não param, só param em Rouen.

Vá em direção às plataformas de embarque. Olhe no telão e veja o horário e destino do seu trem e qual plataforma. Antes de entrar no trem, não esqueça de carimbar a passagem nas máquinas amarelas que ficam na entrada das plataformas, isso é imprescindível se o fiscal te pedir dentro do trem. Entre no trem e vai escutando as estações. Quando falar VERMONT você desce. Uma galera vai descer com você, não se preocupe. Descendo do trem procure a saída principal da estação (no chão tem um caminho de pezinhos azuis escritos GIVERNY).

Saindo da estação tem logo à direita um ponto de ônibus (que vai estar lá já esperando pois eles sabem os horários dos trens) que leva a Giverny.

O ônibus custo 4 euros (ida e volta, guarde o ticket para usar na volta, não dpa uma de jacu como nós que não perguntamos se poderíamos usar na volta e pagamos duas vezes!!!!) e são menos de 10 minutos até a Fundação Monet. Você pode pegar um taxi também (não compensa!) ou até alugar uma bicicleta, que eu queria muito fazer mas haviam várias questões sem resposta. Vamos então esclarecer: serão 10 a 15 minutos de pedalada tranqüila (maior parte é reta), numa paisagem linda, você aluga na porta da estação e na porta da Fundação tem uma área reservada só para bicicletas (não tem que pagar)! Vale a pena sim se for no verão. Chegando na Fundação (o ônibus pára em frente, tem só que atravessar a rodovia e andar 1 quarteirão cheio de casas muito antigas, uma vilinha bem francesa mesmo, lindo de se ver) você tem que pagar para entrar, foram 6 euros por cabeça (passeio carinho esse né? Rsss).

No passeio está incluso a visita ao primeiro jardim, à casa de Monet que está super conservada (e é bem legal para vislumbrar como era viver naquela época), e aos jardins do fundo onde se tem o lago que apareceu na novela (é meio escondido, procura que você acha!).

O passeio é legal, é bonito e muito interessante, principalmente para quem gosta de plantas e flores (minha mãe ia pirar lá). Não dura mais de 3 horas (contando tempo de trem + ônibus + visita fundação). O ideal é você sair bem cedo de Paris (eu peguei o trem às 8:21) pois quando for meio dia você já terá feito tudo e poderá voltar para Paris para aproveitar a tarde ou fazer o que fizemos, ir a Rouen (se diz Ruã). Como não é possível comprar a passagem Paris – Vermont, você é obrigado a pagar a passagem Paris – Rouen. Se pagou, porque não ir até lá? São mais 40 minutos de trem (pega o ônibus devolta a Vermont, veja o próximo trem para Rouen no telão, carimbe novamente o ticket na máquina amarela e vá para a plataforma indicada), e como em Rouen a estação fica no centro, você consegue em menos de 2 horas visitar os principais pontos turísticos da cidade, que é linda (fica na região da Normandia), bem antiga, e você consegue fazer uma bela refeição lá. Nós comemos em um restaurante delicioso que não lembro o nome, era no centrinho – tipo um calçadão – onde tem vários restaurantes. No cartão de crédito aparece o nome SARL. Gastamos quase 100 reais em um menu completo (entrada, prato principal, sobremesa) e estava DIVINO! Gostamos bastante (fotos abaixo).

Entrada

Prato Principal

Sobremesa

Mais informações sobre Rouen você encontra aqui.

Fotos de Giverny e Rouen no Fotki:

6 coment??rios

6 comentários to “Giverny (Jardin du Monet) e Rouen”

  1. Soraya Veigaem 12 jul 2010 at 22:36

    Amigaaa! Adorei ser citada no seu blog!!! hehehe que bom que ajudei. Post maravilhoso! Fotos maravilhosas!Vcs são chiquéssimos! rsrsrs. Bjão!

  2. Caioem 18 dez 2011 at 06:08

    Ola, gostaria apenas de corrigir duas informaçoes que você postou que nao estao corretas. Primeiro, o nome da estaçao que voce deve descer para ir a Giverny é chamada “Vernon”, nao “Vermont”. E enfim, que é possivel sim comprar um bilhete para ir apenas a Vernon, voce nao é obrigado a comprar o bilhete para ir ate Rouen. O bilhete, inclusive, custa € 13,20 na tarifa para adultos, cada trecho.

  3. Fernandaem 10 mar 2012 at 17:04

    Queria tirar uma dúvida, se eu comprar o bilhete ida e volta para Rouen, posso descer em Vernon, visitar a cidade de Giverny, e depois pegar de novo o trem para Rouen, ou tenho que pagar outra passagem?

    Adorei as dicas!

  4. Adminem 12 mar 2012 at 08:30

    Oi Fernanda, pode sim, foi exatamente o que eu fiz!!!

  5. LENIRAem 07 jun 2015 at 17:47

    boa tarde! gostaria de saber se na estação de Vernom ou Rouen tem guarda volumes para malas. Obrigada.

  6. Adminem 11 set 2015 at 16:45

    Olá, infelizmente não sei dizer.

Trackback URI | Comments RSS

Comente