set 29 2011

Shana Tová – Feliz 5772

Publicado por ??s 12:33 em Comemorações

Ontem foi Rosh Hashaná, ano novo judaico. Não vou explicar o que significa e os seus simbolismos porque já fiz isso aqui.

O que eu queria na verdade é deixar registrado aqui que desejo um ano maravilhoso e doce, MUITO DOCE, a todos vocês. Nesses próximos 10 dias, temos que pensar em tudo que fizemos no ano que passou, é um momento para refletir, se arrepender, e se necessário, recomeçar.

Alguns temas que sempre devemos refletir sobre:

– os pais: como tratei meus pais (ou tios, ou avós, ou qq pessoa que te criou), estou honrando-os? Amando –os? Estive presente? Disse a eles o quão importante para mim eram? Etc…

– caridade: ajudei o meu próximo, fiz o que podia, ajudei um enfermo, um faminto, um sofrido, um solitário, um maltratado? Doei parte da riqueza que Deus me concedeu (seja ela de qualquer tamanho) com qualquer pessoa mais necessitada do que eu?

– lar: honrei, santifiquei e fortaleci meu lar e minha família?

– trabalho: meu trabalho me dignificou? Fui honesto, dedicado, comprometido? Aprendi?

– corpo (morada): nosso corpo é templo de Deus, por isso devemos conservá-lo sempre puro e saudável. O que você fez pelo seu corpo?

São temas com certeza comuns a todos nós, e refletir sobre eles nem sempre é algo agradável, prazeroso. Poucos são os homens que terminarão esta reflexão plenamente satisfeitos. Somos humanos, erramos, pecamos. Mas o importante é seguir caminhando e tentando melhor sempre.

Então por mais que você não tenha religião, ou se tiver, não for o judaísmo, te convido a refletir sobre esses pontos – ou outros que julgar importantes – nesses próximos 10 dias. E se houver arrependimento, sempre há uma chance, pois afortunado é o homem que consegue reconhecer seus erros e recomeçar.

Um Feliz 5772 para todos vocês, de todo meu coração.

Nenhum coment??rio

Trackback URI | Comments RSS

Comente